quarta-feira, 11 de abril de 2007

Inteligência


Quando eu tinha 5 anos sonhava em um dia poder tratar os animais, curar todos os seus males, todas as suas feridas, todos os seus problemas...Acreditava que era capaz de curar todos...Cresci e pensei que talvez trata-los não me chegasse...Quis estuda-los. Saber o que comem, onde vivem, o que fazem, como pensam...Tudo. Passava horas sentado com animais comprados numa lojinha dos 300 (agora 1,50€) a brincar e a construir "habitats" (na altura não conhecia este nome). A minha paixão por animais nunca desapareceu. Por muito ridículo que seja, chego a olhar para animais com orgulho, orgulho por sobreviverem num mundo destruído por nós, orgulho por serem tão puros, orgulho por serem grandes,pequenos, gordos e magros. Orgulho por algo que sempre idolatrei toda a vida nunca me ter desiludido. Gosto de cada um sem excepção. Agora, no 11º ano estudo num curso de ciências e tecnologias, curso que escolhi quando deixei o 9º ano, tendo sempre em mente o meu mais profundo desejo, seguir Zoologia. Não sou um aluno brilhante, para dizer a verdade não me esforço devidamente. Tenho notas de um aluno médio, estou minimamente atento nas aulas e estudo 2 ou 3 dias antes de um teste. Não me posso queixar das notas que tenho. O tema surgiu hoje a hora de almoço, numa mesa do bar. O que vai seguir cada um de nos? O que nos preenche de imediato a mente é aquilo com que sempre sonhamos, no meu caso, Zoologia! 2 problemas interferem de imediato no meu pensamento. 1º, as oportunidades de trabalho, como Zoólogo (estou a exemplificar no meu caso) não é fácil arranjar trabalho, pelo menos em Portugal. E mesmo que conseguísse uma vaga, o 2º problema aparece. Desde que entramos no secundário temos um problema com que lidar, a média. Um número que mais ou menos injusto nos classifica. A nós não, àquilo que sabemos acerca de temas muitas vezes inúteis. Claro que isto nem é muito grave, ser classificado de 1 a 20 não me afecta, afecta sim, quando este ridículo número interfere com aquilo que queremos seguir, com aquilo que sempre idealizamos! Não é possível entender como é que um aluno de medicina necessita de médias de 18 e um de informática apenas 13... Esperem, acho que sei porque! Analisemos os 2 casos. Medicina: Curso de ciências e tecnologias (mesmo que o meu), disciplinas são: Inglês, Matemática, Português, E. física, Filosofia, Biologia e Geologia, Físico-Química. 7 disciplinas que terão de contar para a média, relembremos, de alguém que quer seguir medicina. Ora se não tiver mais que 18, pago uma privada ou vou trabalhar no pingo doce. Mas se tiver mais que 18 e dominar todas estas áreas importantíssimas posso chegar à faculdade, e com todo o meu esplendor, exibir os meus conhecimentos, por exemplo, numa aula de anatomia humana. Posso sempre gritar "Ser ou não ser eis a questão", mas para que isso quando domino completamente as razoes trignométricas que tanto me ajudam quando disseco um cadaver. Ou mais, posso sempre aplicar o principio da sobreposição dos estratos ou talvez relembrar o quão importante é o efeito fotoeléctrico. Mas um minuto, nada disto me é útil...Que se dane...Tive 18! Que interessam os alunos que têm 11 ou 15 e que até podem saber mais de medicina que eu quando não percebem nada de matérias tão simples e tão importantes que se estudam no liceu. O mesmo se passa com o aluno de informática ( que iria seguir o mesmo curso e ter as mesmas disciplinas ), até pode não saber ligar um computador, mas se tiver mais de 13 na média, está apurado! Eu tenho média de 14 e posso não seguir o meu sonho porque alguém decidiu que este é o melhor número para mim, que este é o número que representativo de tudo o que sei...Se tiver dinheiro posso sempre pagar o curso como o "Engenheiro" Sócrates e assim recebo um diploma catita sem estudar e tenho trabalho garantido...É tão mais fácil...Para que todo um mundo de ilusões? Para que um sonho quando apenas um número destrói tudo...Estou cansado, farto do mundo em que vivemos, farto daquilo que fazem de nos, farto de ser uma cobaia nas mãos de políticos arrogantes que querem ocupar o tempo livre a brincar com o país.

"Uma longa viagem começa com um único passo" Lao-Tsé

Talvez esteja na hora de partir.

Desculpem o tamanho...Entusiasmei-me.

5 comentários:

Silva Neto disse...

ganda blog..sim sra rodas tas la tas...abraço man ;)

' Claudjinha disse...

Rodas? =P

Olha, eu sei como t 'sentes', juro-te que esta cena das médias irrita-me profundamente. Na minha escola especialmente, há uma obcessão pelas notas e pelos exames que é incrivel. Não se escreve uma frase sem pensar que daqui a n sei quantos meses ou anos vamos fazer um exame decisivo..
Eu já estive em ciencias e sei como é, mas para agravar a isso, ainda detestava aquilo, n queria nda q tivesse a ver com aquilo, ODIAVA completament. Então mudei para uma coisa que gosto mais, e apesar de já ter mudado tarde, ainda consegui dar a volta às coisas. A minha média ronda o 14 também, quase 15, mas aquele '13' a portugues estraga ali tudo (o q eh ironico, pq eh uma das minhas disciplinas preferidas). Mesmo assim estou contente, porque vivi um ano e tal num DESESPERO , sem exagero, eu odiava ir para a escola, odiava tudo... e chegou a um ponto que o desespero e a desmotivaçao eram tais que eu 'desisti', deixei de estudar, comecei a baldar-me a algumas aulas, ou entao estava na lua durante as mesmas. A minha media estava quase a negativa, a unica coisa que a segurava no 10 era o ingles... enfim, parte do meu pesadelo acabou entao com a minha mudança, mas a perseguiçao dos 'exames, medias e cursos a seguir' (deve ser o lema,pq nao param de falar nisso e ja chateia) continua, eh uma pressao incrivel, eh uma obcessao, um estupido exagero.

MAs enfim. Eu ca vou fazendo o que posso... se eh que estudar prai 2 dias antes dos testes eh 'fazer o q posso'...eh como tu dizes, 'estudar q.b'. E chega!! ;)

Bjs*

' Claudjinha disse...

A Bu também criou um blog, q eh 'www.bu-estrelicando.blogspot.com' . S fores lá não lhe digas que fui eu q t dei o endereço, pq não sei se ela quer que eu dê a alguém. Diz que viste lá no meu blog ;) *

Anónimo disse...

You're missing the point. Não leves a mal, mas as médias contam mais que aquilo que podes pensar... e estás a receber "números" de acordo com aquilo que sabes ou não sabes porque, mais tarde, esses conhecimentos vão ser-te mais úteis que aquilo que pensas. É normal pensares assim... ;)

Anónimo disse...

bem, primeiro que tudo não desistas do teu sonho de ser zoologo... enquanto as medias...bem, eu ja ando no 2ºano d faculdade, e kd entrei pa la, entrei com uma media de 18, para um curso k pedia 11...ora, ag perguntas tu pk fui eu para akele curso, s podia ter escolhido outro? por amor à geografia, smp foi o meu sonho, nc desisti dele...apesar de tmb ter sido um aluno medio no secundario, nc implicou k eu desistisse d seguir o meu rumo em direcção ao curso de geografia e planeamento regional!!! eu quase nc estudava, e pos exames nacionais do 12ºano, pouco ou nada estudei... agora k tou no curso k kero, pergunto-me a mim mesmo, para k raio serviu akela media, s agora, neste momento presente, já não estou a usufruir dela? é tudo uma questão de competição...competição que nos obrigam a fazer e k por vezes estraga o nosso sonho!!! não t xkeças, nao desistas do k keres ser...inda tens mais um ano pela frente antes de entrares para o mundo universitário..aí sim, ai vale a pena competir para ser o melhor..... mesmo que tenhas k ir trabalhar para fora deste país, não t preocupes... pk lá fora terás um futuro melhor k cá dentro... eu tmb irei lá pa fora... e não m vou culpar por ter escolhido exa opção!!!

fika bem...e força... não desistas!!!!