quinta-feira, 5 de abril de 2007

Uma questão de...Religião


Estando tão perto da Páscoa que tema mais conveniente do que este. Desde que tenho capacidade para questionar o que me rodeia, um dos meus principais alvos é a religião. Não acredito, simplesmente não acredito. A questão é esta, para mim a religião é uma desculpa. Desculpa para um mundo com coisas que não podemos controlar, desculpa para tudo aquilo que queremos e não conseguimos ter/fazer, desculpa para o medo. O Humanidade prefere acreditar que existe algo que nos controla a admitir que estamos sozinhos, o mundo sem Deus iria ser ainda mais difícil de enfrentar. Ora vejamos, eu quero passar para o 12º ano, a minha atitude vai ser chegar a noite a cama, fechar os olhos e pensar "Deus vai-me ajudar e eu vou passar de ano", se tenho uma doença grave e quero melhorar penso "Deus está comigo vai tudo correr bem", se por acaso Deus não esta connosco e morremos os nossos familiares e amigos dizem "Deus assim o quis, ele está num lugar melhor". Que mais é isto se não uma cega confiança e crença em algo que nunca nos deu uma única prova de existir... Pessoas que trabalham, tem uma família, filhos que educar e amar, morrem a cada segundo vitimas das doenças mais inesperadas, Deus assim o quer? Guerras deflagram, inocentes deixam os seus entes-queridos e partem para as mais sangrentas batalhas, lutam, sofrem, morrem...Será que vão para um lugar melhor? Milhares de crianças morrem a fome todos os dias, milhares nascem e são largadas no caixote mais próximo, milhares vivem num orfanato esperando que alguém as faça viver como merecem...Crianças que não sabem o que é errar, sofrem mais do que adultos que o fazem prepositademente, será que como diz o senso comum "Cada um tem aquilo que merece" ? Terá Deus errado nos seus julgamentos? Animais, os que primeiro habitaram e reinaram sobre o planeta são agora chacinados a cada segundo, caçados, perseguidos, massacrados...Terão eles um lugar no céu? Terei eu um lugar no céu? Acredito que o Homem tem medo de estar sozinho neste planeta, neste universo. Desse modo apoderam-se da imagem de Deus, que nos guia e faz companhia, nos lidera e nos faz escolher o bem. Mas o mundo não é assim, nem todos seguem o caminho da bondade, existem crimes, assassínios, injustiças. Mas claro, porque pensar uns momentos acerca da existência de Deus quando podemos dizer que ele vai fazer com que tudo passe...Quando não passa. Eu, como não crente penso do seguinte modo: Quero passar para o 12ºano, estudo, esforço-me. Tenho uma doença grave e quero melhorar, luto por viver, agarro-me a vida com unhas e dentes. Se alguém morre, sim fico triste, mas é simplesmente o ciclo da vida. Deus não está no meu dia-a-dia, eu sofro, eu luto, eu crio aquilo que sou. Eu e não ele. Não duvido que exista uma força maior, apenas nunca tive sinais de que ela existisse, e até prova em contrário, estou sozinho.

3 comentários:

Anónimo disse...

partilho exactamente da tua opiniao... deus? kem? nao conheço... é tudo uma kestao de dinheiro... a igreja é a maior ladra de todos os tempos... viva a ciencia, abaixo a religiao.... xD

Anónimo disse...

Olá Rodrigo, obrigado pelo teu comentário. :)
Em relação ao filme, talvez não seja aconselhável a pessoas sensíveis... mas eu e a minha companheira gostamos destas coisas. :P
Gostei muito deste teu post... Como pessoa lógica e céptica que gosto de ser, não acredito em Deus, mas obviamente, respeito quem acredita. Não penses que as religiões são desculpas para as pessoas. São simplesmente questões de fé. Assim como tu, provavelmente, recorres aos teus amigos ou a alguém em quem confies quando precisas de força, de conselhos ou simplesmente de alguém que te ouça, muita gente recorre ao(s) seu(s) deus(es). Depois existe a questão da intolerância entre religiões, mas isso é outra questão, que podia dar outro post... :P

Anónimo disse...

Como ves meu amor...
"não aconselhável a pessoas sensiveis" logo não me convences a ir ver hehe... *